Desde que a catarinense RD Station, especializada em marketing digital para pequenas empresas, foi adquirida pela gigante de tecnologia TOTVS em março de 2021, ela tem mantido em sigilo seus planos de expansão. O que era conhecido era que a empresa estava de olho em aquisições de empresas menores, como parte de sua estratégia para diversificar suas fontes de receita e ampliar seu portfólio de soluções.

A primeira aquisição ocorreu em 2018, quando a RD Station incorporou a startup mineira Plug, com o objetivo de desenvolver um canal de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Três anos depois, a empresa anunciou que reservou pelo menos R$ 60 milhões em caixa exclusivamente para futuras aquisições.

8

Agora, a RD anuncia a compra da Tallos, uma startup cearense especializada em atendimento digital ao cliente por meio de chatbots. O propósito por trás dessa transação permanece o mesmo: aproveitar a agilidade das empresas menores para explorar mercados relacionados ao campo do marketing. Isso está em linha com a tendência do “comércio conversacional”, que envolve soluções para engajar e gerenciar clientes em tempo real.

Fundada em 2017, a Tallos atualmente atende a mais de 600 clientes, incluindo empresas como Damáisa, Wizard e o INEC, que representa o Banco do Nordeste no programa Crediamigo, um microcrédito voltado para pequenos empreendedores.

15
A RD Station desembolsou R$ 6,7 milhões pela aquisição da Tallos. O contrato também prevê um pagamento adicional com base em um possível valuation futuro, vinculado à receita líquida dos dois anos subsequentes e ao cumprimento de outras condições. A avaliação básica, segundo a RD, foi derivada da análise do valor de mercado base da Tallos, fixado em R$ 12,7 milhões.

“Nosso objetivo é nos tornarmos a principal plataforma de comércio conversacional do país, e acreditamos que a união com a RD Station é um passo significativo nessa jornada, pois compartilhamos da convicção de que o digital é a abordagem mais inclusiva para o crescimento das pequenas e médias empresas”, afirma Arthur Frota, CEO da Tallos.